Implantodent - Periodontia

Periodontia

Periodontia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.

A Placa Bacteriana é uma película transparente que se forma sobre a superfície dos dentes e ao redor da linha das gengivas. Ela é composta por uma colônia de bactérias que decompõem o açúcar e os restos alimentares acumulados, produzindo ácidos que atacam os dentes e a gengiva.
A Placa Bacteriana é a principal causa de cáries, gengivite e periodontite.

A Gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre o tecido gengival ocasionando inflamação, inchaço e sangramento.

São características da inflamação gengival:
* inchaço, edema na região gengival;
* cor avermelhada;
* sangramento durante a escovação, sondagem ou espontaneamente;
* gengivas sensíveis.

Etapas da evolução da doença:
Cálculo - Com o tempo, a placa bacteriana sofre um processo de calcificação em certas áreas, formando o cálculo (tártaro). Este processo leva um tempo considerável (às vezes até anos).

Bolsa - Com o avanço da doença periodontal (devido a falta de tratamento, remoção de tártaro e falta de higiene) aparecem bolsas na região entre a gengiva e o dente. As bolsas facilitam ainda mais o acúmulo de restos alimentares, placa bacteriana e cálculo junto às raízes dos dentes.

Caso isso infelizmente não ocorra e seja instalado o problema periodontal, possuímos várias técnicas para resolvê-lo, como por exemplo:
* Profilaxias temporárias com flúor;
* Controle de placa bacteriana;
* Orientação de técnicas de higiene oral específicas;
* Raspagem das raízes para remoção do tártaro;
* Cirurgias para correção da gengiva;
* Enxertos gengivais;
* Enxertos ósseos;
* Contenções para fixar os dentes com mobilidade;
* Etc...

Periodontite - Em um estágio mais avançado da doença periodontal as bolsas avançam destruindo o osso que prende a raiz dos dentes, causando retração da gengiva. Neste estágio os dentes podem amolecer e até cair. Esse processo tem sido estudado também por médicos que associam esse acúmulo de bactérias dentro do sulco gengival com doenças cardíacas, pois engolimos essas bactérias que muitas vezes caem na corrente sanguínea e chegam até o coração, podendo causar um dano muito maior do que imaginamos.

O aparecimento da Gengivite e Periodontite pode ser evitada, sendo detectado precocemente pelo dentista e o paciente receber orientação de técnicas de higiene oral e realizá-las diariamente.