Implantodent - Orientações

O que é cárie dentária?

A cárie se produz quando certos ácidos corroem a camada superficial dura dos dentes, chamada esmalte dental. Estes ácidos provêm da placa bacteriana, uma película aderente que contém germes que consomem alimentos com açúcar. O processo de digestão destes açucares produz ácidos que atacam as superfícies dentárias.

Com o decorrer do tempo, a cárie dentária pode produzir orifícios na superfície do dente cáries. Se não for tratada, a cárie pode aumentar de tamanho e inclusive destruir o dente. Se você acha que tem uma cárie, consulte o seu dentista, è provável que ala faça uam restauração, que pode impedir que a cárie fique maios.

Apesar de os ácidos atacarem constantemente as superfícies dentárias, a cárie não ocorre instantaneamente. Isso se deve a outros fatores na boca que contribuem para fortalecer a dentição e deter o processo de deterioração causado pela cárie. Um desses fatores é a saliva. Esta última contém minerais que ajudam a fortalecer as superfícies dos dentes. O flúor, um mineral natural que com freqüência é adicionado à água e que também é um componente de muitos cremes dentais, também ajuda a fortalecer os dentes.

Alguns conselhos práticos para prevenir as cáries.

Não ingira muitos alimentos com açúcar. Tome menos refrigerantes entre as refeições.

* Isto ajudará a impedir que a placa bacteriana produza ácidos e também reduzirá a quantidade de vezes que os dentes estarão expostos a ácidos.

Beba muita água, em especial se tomar certos tipos de medicamentos.

* Alguns medicamentos podem fazer com que o organismo produza menos saliva e isto poderia aumentar o risco de que se formem cáries.

Utilize um creme dental e um antisséptico bucal que contenham flúor.

* O flúor ajuda a manter as superfícies dentárias mais duras e resistentes.

Visite seu dentista pelo menos duas vezes ao ano.

* Ele fará uma limpeza dental e controlará o aparecimento de cáries.

Em resumo...

* A cárie dentária se produz quando certos ácidos corroem a camada superficial dura dos dentes.
* Pode causar orifícios nos dentes chamados cáries.
* A cárie dentária pode ser previnida escovando-se os dentes duas vezes ao dia com um creme dental com flúor e limpando o espaço entre os dentes com fio dental.
* Cremes dentais e antissépticos bucais com flúor também podem ajudar a fortalecer os dentes e combater as cáries.