Implantodent - Endodontia

Tratamento de Canal

O que é tratamento de canal?

É a remoção da parte mais interna do dente, chamada de polpa, composta por nervos e vasos sangüíneos. Esta pode estar sadia ou infectada por bactérias. Após sua remoção, o canal é limado (raspado com limas), desinfectado (com substâncias próprias) e por fim obturado com cimento endodôntico.

O que poderá acontecer se o tratamento de canal não for realizado?
Com o passar do tempo, a polpa entra em falência, vindo a necrosar e levando a formação de uma lesão (infecção) na região apical (ponta da raiz), que poderá apresentar conseqüências mais sérias, como dor, edema, febre e até mesmo bacteremia (bactérias no sangue). Se a polpa do dente (nervo e suprimento de sangue) ficar infectado ou inflamado pela cárie ou por motivo de trauma, o tratamento de canal pode ser a única alternativa para salvar o dente.Tal procedimento consiste na retirada do nervo dos canais, desinfectando os mesmos, preenchendo-os com cone de guta percha (material inerte, semelhante à borracha) e cimento. Sinais e sintomas de que o nervo foi afetado são: dor persistente; dor ao morder ou mastigar; formação de abscesso; sensação de dente crescido.

Veja o processo do tratamento:

DENTE DOENTE
O que acontece se a polpa é afetada?
Quando a polpa está doente ou infectada ela morre. As causas mais comuns da morte da polpa são as cáries profundas ou a quebra do dente. Estes dois problemas, em ocorrendo, permitem que bactérias entrem na polpa, o que causa uma infecção dentro do dente. Deixado sem tratamento, o canal se encherá de secreção, assim como o osso da mandíbula ou do maxilar, formando uma bolsa de pus chamada de abscesso. O abscesso pode ocasionar danos no osso ao redor do dente.

Vantagens:

O tratamento de canal é uma excelente forma de salvar dentes com problemas na polpa.

Alternativas: A única alternativa é remover o dente doente. No entanto, isso levará a um implante ou uma prótese fixa. Essas soluções são mais caras do que o tratamento de canal, e eles não terão o mesmo resultado de manter seus dentes naturais.

ENDODONTIA SEU DENTE VALE MUITO !!!! CUIDE DELE MUITO BEM.