Implantodent - Dúvidas sobre implantes

DÚVIDAS SOBRE IMPLANTES.

O que é implante oral e qual a sua função? R. Implante oral é uma fixação rígida que tem por objetivo dar suporte a próteses dentárias, com a finalidade de reabilitar as perdas de elementos dentários, visando a estética, fonética e função mastigatória.

Qual é o índice de sucesso no tratamento com implantes? R. Na literatura, encontramos várias publicações de implantações realizadas com êxito. Partindo do princípio de que o tratamento será realizado por um profissional experiente, e com o emprego de material com controle de qualidade rigoroso, teremos acima de 96% de sucesso. Este índice elevado é devido às propriedades físico-químicas da matéria-prima utilizada na confecção dos implantes, O Titânio.

Em caso de rejeição, qual é o procedimento indicado? R. O implante que for "rejeitado" (os termos corretos, neste caso, são insucesso ou fracasso), deverá ser removido, pois apresentará mobilidade e sintomatologia dolorosa. No local onde foi feita a remoção, podemos instalar outro implante, com as mesmas margens de sucesso de uma primeira implantação.

Por que ocorre insucesso? R. O insucesso pode ter vários fatores: desde os relacionados com o procedimento cirúrgico incorreto até os relacionados com o não seguimento, pelo paciente, das recomendações pós-operatórias. Existem ainda os inerentes do profissional e do paciente, que são os fatores biológicos.

Quais são as contra-indicações? R.Existem as contra-indicações sistêmicas e as contra-indicações locais: As sistêmicas são as alterações que o paciente apresenta no quadro dos seguintes exames loboratoriais: hemograma completo, glicemia e tempo de sangramento e coagulação. Em pacientes com quadro de pressão arterial anormal, diabetes não compensada ou doenças terminais, as implantações são contra-indicadas. As locais são: higiene oral, mal oclusão, bruxismo, estrutura óssea insuficiente, etc.

Quanto tempo leva a cirurgia para colocação de implantes? R. Depende de alguns fatores, como a experiência do profissional, a colaboração do paciente, a utilização do equipamento adequado, etc. Estando tudo dentro dos padrões, a colocação de um implante leva aproximadamente 40 minutos.

Qual o tipo de anestesia? R. A anestesia local, com bloqueio regional ou terminal. Em suma, são as mesmas utilizadas na realização dos demais procedimentos dentários.

O que é cirurgia avançada na implantologia? R. São as cirurgias com maiores graus de dificuldade, como as indicadas para aumento de estrutura óssea na região onde será realizada a implantação. Com técnicas específicas, conseguimos recriar osso na região onde ocorreu reabsorção, como por ex: a cirurgia de distração óssea, que é uma opção mais rápida e eficiente para o crescimento ósseo dos maxilares, que antes era considerado impossível o tratamento para implantes, hoje é uma realidade, ainda através de enxertos ósseos desmineralizados ou mesmo um enxerto de osso a partir de fragmentos retirados de outra região do próprio paciente (boca, quadril, costela, etc).

Pessoas que fazem uso de dentaduras podem receber implantes? R. São estas pessoas que mais necessitam de implantes, devido ao desconforto, a insegurança e a perda do potencial mastigatório que as dentaduras ocasionam. Com a inclusão de 2 a 4 implantes, é possível a estabilidade da dentadura, permitindo um grande aumento no potencial de mastigação. É possível ainda, na dentadura superior, a remoção da parte que recobre o palato (céu da boca), diminuindo o desconforto e desenvolvendo o paladar ao paciente.

Qual o tempo de duração de um implante? R. Se desde o inicio do tratamento for bem planejado, bem realizado e o paciente comparecer para as avaliações periódicas, os implantes poderão durar por toda a sua vida.